Pela primeira vez, em 27 anos de existência, o Conselho Municipal de Saúde de Manaus escolheu como presidente um conselheiro representante do segmento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Assembleia Geral foi realizada nesta sexta-feira, 15, e foi marcada pela despedida da secretaria executiva do órgão e eleição de presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários da nova administração do órgão.
O novo presidente do Conselho é o usuário Gilson Aguiar, que está há 27 anos como conselheiro. “Nós como usuários temos uma visão da ponta para as políticas públicas de saúde. É um momento que só vem trazer mais benefícios para nossa sociedade. A gestão representada pelo secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, continua no conselho em uma posição muito importante, que é de homologar decisões do CMS. A abertura que acontece hoje é fundamental para o efetivo controle social”, comemorou o novo presidente eleito.
Ao deixar o cargo de presidente do Conselho, o secretário municipal de Saúde inaugura uma nova e histórica fase no colegiado local, uma vez que até então se tratava de uma prática comum a acumulação dos dois cargos na maioria dos municípios brasileiros.
“Quero agradecer a todos por mais esta oportunidade, vou levar para o meu currículo a honra de ter sido presidente do Conselho Municipal de Saúde por duas vezes e isso é muito valoroso pra mim enquanto sanitarista e servidor da saúde pública. Desejo êxito total à nova executiva e continuarei sendo um membro participativo”, discursou Homero.
A nova executiva conduzirá os trabalhos no biênio 2016-2018 à frente do corpo de 32 conselheiros titulares e mais 32 conselheiros suplentes, representando os seguimentos do trabalhador, gestor e usuário.
“O desfecho desse cenário é o melhor possível, é uma tendência nacional que os secretários municipais de saúde sejam os presidentes dos conselhos municipais de Saúde, e faz parte de um novo ciclo entender que nós temos que evoluir no controle social. O que Manaus faz é sair na vanguarda com esta nova característica. Isso é fortalecer os movimentos sociais e a participação da sociedade”, exaltou André Brasil, representante dos usuários e pessoas com deficiências no conselho.
A nova Secretaria Executiva é formada, ainda, pelos conselheiros eleitos Dartanha Gonçalves da Silva (vice-presidente), Nara Núbia Garcia (1ª secretária) e o 1º secretário Alexandre Magno.
Fotos: Assessoria
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315 / 98842-8370/ 98842-6135