Conselho Municipal de Saúde celebra 25 anos e encerra debate sobre a humanização do SUS - CMS Manaus

CMS Manaus

Conselho Municipal de Saúde de Manaus

test banner

Breaking

Post Top Ad

Muito obrigado por entrar nesse blog! Não deixe de comentar!

domingo, 12 de junho de 2016

Conselho Municipal de Saúde celebra 25 anos e encerra debate sobre a humanização do SUS

Um almoço marcou as comemorações dos 25 anos do Conselho Municipal de Saúde de Manaus (CMS/MAO). O evento aconteceu na Universidade Paulista (Unip), na zona Centro-Sul, onde 400 pessoas já participavam do encerramento da 11ª edição da Semana do Controle Social, iniciada na segunda-feira (6), com o objetivo de debater sobre a humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O conselho representa a população na gestão do SUS. Esta é uma data para comemorar, se orgulhar, para querer construir mais, com mais eficiência e qualidade. Na gestão do prefeito Arthur Neto, o controle social estará sempre presente e valorizado”, declarou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Na avaliação do presidente do CMS, Gilson Aguiar, o balanço desses 25 anos de atuação é positivo. “Hoje o conselho tem uma nova formatação. Temos uma sede que oferece condições de trabalho aos conselheiros, temos transporte e, principalmente, um orçamento definido em lei e assegurado pela Prefeitura de Manaus, por meio do orçamento consignado à saúde”, informou.

Ainda segundo Aguiar, graças a este orçamento, que atualmente é de R$ 1,2 milhão, o CMS consegue investir, por exemplo, em capacitações, na humanização dos servidores, acompanhar ações em outros Estados, pagar veículos, alugar motos para distribuir as pautas e providenciar fotocópias. O presidente destaca que o orçamento em outros municípios é um gargalo para que os conselhos desempenhem funções para as quais foram criados.

Conselho Municipal

O Conselho Municipal de Saúde de Manaus foi instituído pela Lei nº 066 de 11/06/91 e regulamentado pelo Decreto nº 1.056 de 01.04.92, que também instituiu o Regimento Interno. É composto por 32 membros titulares e respectivos suplentes, sendo 25% escolhidos entre representantes do governo, entidades prestadoras de serviços de saúde e aparelho formador; 25% escolhidos entre representantes de trabalhadores de saúde; e 50% entre representantes de usuários do SUS.

Fotos: Assessoria/Semsa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315

Páginas