Um almoço marcou as comemorações dos 25 anos do Conselho Municipal de Saúde de Manaus (CMS/MAO). O evento aconteceu na Universidade Paulista (Unip), na zona Centro-Sul, onde 400 pessoas já participavam do encerramento da 11ª edição da Semana do Controle Social, iniciada na segunda-feira (6), com o objetivo de debater sobre a humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O conselho representa a população na gestão do SUS. Esta é uma data para comemorar, se orgulhar, para querer construir mais, com mais eficiência e qualidade. Na gestão do prefeito Arthur Neto, o controle social estará sempre presente e valorizado”, declarou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.
Na avaliação do presidente do CMS, Gilson Aguiar, o balanço desses 25 anos de atuação é positivo. “Hoje o conselho tem uma nova formatação. Temos uma sede que oferece condições de trabalho aos conselheiros, temos transporte e, principalmente, um orçamento definido em lei e assegurado pela Prefeitura de Manaus, por meio do orçamento consignado à saúde”, informou.
Ainda segundo Aguiar, graças a este orçamento, que atualmente é de R$ 1,2 milhão, o CMS consegue investir, por exemplo, em capacitações, na humanização dos servidores, acompanhar ações em outros Estados, pagar veículos, alugar motos para distribuir as pautas e providenciar fotocópias. O presidente destaca que o orçamento em outros municípios é um gargalo para que os conselhos desempenhem funções para as quais foram criados.
Conselho Municipal
O Conselho Municipal de Saúde de Manaus foi instituído pela Lei nº 066 de 11/06/91 e regulamentado pelo Decreto nº 1.056 de 01.04.92, que também instituiu o Regimento Interno. É composto por 32 membros titulares e respectivos suplentes, sendo 25% escolhidos entre representantes do governo, entidades prestadoras de serviços de saúde e aparelho formador; 25% escolhidos entre representantes de trabalhadores de saúde; e 50% entre representantes de usuários do SUS.
Fotos: Assessoria/Semsa
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315
Post Top Ad
domingo, 12 de junho de 2016
Home
cms manaus
controle social
SUS
Conselho Municipal de Saúde celebra 25 anos e encerra debate sobre a humanização do SUS
Conselho Municipal de Saúde celebra 25 anos e encerra debate sobre a humanização do SUS
Tags
# cms manaus
# controle social
# SUS
Share This
About Unknown
SUS
Marcadores:
cms manaus,
controle social,
SUS
Author Details
O Conselho Municipal de Saúde de Manaus – CMS/MAO foi instituído pela Lei nº. 066 de 11/06/91 e regulamentado pelo Decreto nº. 1.056 de 01.04.92, que também instituiu o seu Regimento Interno. Citamos como conquista a criação da Logomarca, a criação do Disque Denúncia, as Conferências de Saúde, a Municipalização dos serviços de saúde na atenção básica, as edições da Cartilha Memorial do Conselho e da Cartilha Por Que Conselho, os Boletins Informativos.
Em 2007 o CMS/MAO teve sua Lei alterada para se adequar à composição e à paridade recomendada pela Resolução 333 do Conselho Nacional de Saúde. Esta alteração significou um novo marco porque nela foram incluídas a Implantação dos Conselhos Locais e Conselhos Distritais de Saúde, o Presidente passou a ser eleito entre seus pares e o Conselho passou a ter o percentual mínimo de 0,5% (meio por cento) sobre o orçamento municipal destinado à saúde, referente ao Tesouro Municipal. O Regimento Interno do CMS também se adequou a Lei Municipal de n° 1.094, de 09/01/2007 através do Decreto nº 9.807, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2008 publicado no Diário Oficial do Município nº 2087 de 17 de novembro de 2008. Registre-se que neste Regimento a Semana do Controle Social da Saúde de Manaus instituída em 2006 passa a ser um evento permanente no mês de junho, como parte integrante das atividades alusivas ao aniversário do CMS..