A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), entre outros órgãos, estará presente na abertura oficial do Carnaval 2018, às 19h do dia 10/2, no Sambódromo, com o desfile do bloco de carnaval “Xô Mosquito”, para alertar os foliões sobre a importância de combater o Aedes aegypti também durante as festas de Momo.
O bloco sairá logo após a corte do Carnaval, seguido pelas Escolas de Samba do Grupo Especial. Também participarão equipes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O desfile tem como objetivo chamar atenção para a prevenção das doenças causadas pelo mosquito e os cuidados com ambientes propícios à proliferação das larvas.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destaca que, além disso, o tradicional bloco da saúde também chamará atenção para temas recorrentes do carnaval. “O bloco também abordará a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a doação de sangue, temas de extrema importância nessa época do ano, que precisam ser abordados para conscientizar cada vez mais a população manauara”, destaca Magaldi.
A estimativa é de que 300 “foliões” da Semsa participem do grande bloco que será composto pelas alas: Xô Mosquito, Pneu, Caixa D’água, Camisinha e Vampirão, embalados pela Banda da Polícia Militar. A entrada de menores de 18 anos e bebidas em geral não será permitida.
Prevenção
Com a estimativa de atuar em 100 eventos no Carnaval este ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizará ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As ações disponibilizarão aproximadamente 500 mil unidades de preservativos masculinos, 150 mil unidades de preservativos femininos e 150 mil sachês de gel lubrificante. A distribuição será realizada por equipes de profissionais de 134 Unidades de Saúde durante ensaios, apresentações, desfiles de bandas, blocos e escolas de samba.
O titular da Semsa lembra que o intuito da ação é orientar os foliões quanto à importância do uso adequado dos preservativos. “O período de Carnaval é uma oportunidade de massificar as informações sobre a transmissão e prevenção das ISTs, principalmente no caso de sífilis, hepatites virais e HIV. São doenças graves e que podem ser evitadas com o uso de preservativos” afirma Magaldi.
As ações vão envolver uma média de 1.200 servidores dos cinco Distritos de Saúde da capital, e contarão com a participação de 50 membros de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) filiadas ao Fórum OSC IST/HIV/Aids/TB do Amazonas.
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)
Post Top Ad
quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018
Bloco “Xô Mosquito” vai alertar foliões para combater o Aedes aegypti
Tags
# aedes aegypti
Share This
About Unknown
aedes aegypti
Marcadores:
aedes aegypti
Author Details
O Conselho Municipal de Saúde de Manaus – CMS/MAO foi instituído pela Lei nº. 066 de 11/06/91 e regulamentado pelo Decreto nº. 1.056 de 01.04.92, que também instituiu o seu Regimento Interno. Citamos como conquista a criação da Logomarca, a criação do Disque Denúncia, as Conferências de Saúde, a Municipalização dos serviços de saúde na atenção básica, as edições da Cartilha Memorial do Conselho e da Cartilha Por Que Conselho, os Boletins Informativos.
Em 2007 o CMS/MAO teve sua Lei alterada para se adequar à composição e à paridade recomendada pela Resolução 333 do Conselho Nacional de Saúde. Esta alteração significou um novo marco porque nela foram incluídas a Implantação dos Conselhos Locais e Conselhos Distritais de Saúde, o Presidente passou a ser eleito entre seus pares e o Conselho passou a ter o percentual mínimo de 0,5% (meio por cento) sobre o orçamento municipal destinado à saúde, referente ao Tesouro Municipal. O Regimento Interno do CMS também se adequou a Lei Municipal de n° 1.094, de 09/01/2007 através do Decreto nº 9.807, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2008 publicado no Diário Oficial do Município nº 2087 de 17 de novembro de 2008. Registre-se que neste Regimento a Semana do Controle Social da Saúde de Manaus instituída em 2006 passa a ser um evento permanente no mês de junho, como parte integrante das atividades alusivas ao aniversário do CMS..