O Ministério da Saúde propôs um novo enfoque para a campanha, considerando todas as especificidades da saúde do homem e não somente o câncer de próstata. Foto: Arquivo/Semsa |
“Em relação às mulheres, os homens buscam menos os serviços de prevenção e por isso correm maior risco de desenvolver determinadas doenças e de não identificá-las e tratá-las precocemente”, disse o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, reforçando que essa cultura deve ser alterada contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos homens e da população de maneira geral.
Segundo a chefe do Núcleo de Saúde do Homem da Semsa, Maria Eliny da Rocha, a população masculina tem dificuldade de reconhecer suas necessidades de saúde, por isso será estimulado o autocuidado. “Durante este período vamos enfatizar a importância do cuidar como ferramenta de prevenção”, informou a chefe.
Ainda segundo Rocha, o Novembro Azul é uma campanha desenvolvida no Brasil desde 2008 com o objetivo de discutir a temática do câncer de próstata, mas com a instituição da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem, em 2009, foram identificadas outras necessidades e peculiaridades em relação à saúde do homem.
“Diante deste contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Saúde do Homem, propôs um novo enfoque para o Novembro Azul, com a abordagem integral da saúde dessa população considerando todas as especificidades e não somente o câncer de próstata”, explicou a chefe.
Do D24am