O evento ocorre de 8h às 16h no auditório do Distrito de Saúde Oeste, na rua Coronel Paulo Lasmar, conjunto Santos Dumont, Zona Centro-Oeste (Antônio Menezes) |
Visando discutir formas de incentivo à adesão dos comunitários, por meio da divulgação e informação das posturas e ferramentas disponíveis à sociedade para a efetiva contribuição ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Conselho Municipal de Saúde (CMS/MAO) realiza entre essa quinta (19) e sexta-feira (20), o I Seminário sobre a Participação Popular. O evento ocorre de 8h às 16h no auditório do Distrito de Saúde Oeste, na rua Coronel Paulo Lasmar, conjunto Santos Dumont, Zona Centro-Oeste.
De acordo com o presidente do CMS/MAO, Gilson Aguiar, o objetivo do evento é trazer a sociedade civil para dentro do Conselho para que tenha conhecimento das atribuições dos conselheiros e do órgão colegiado, que tem caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Manaus. “É justamente para que possamos ter multiplicadores de informações sobre saúde de qualidade”, afirmou.
O evento é destinado a um público de aproximadamente 200 pessoas. Elas fazem parte do Conselho, que é formado por representantes de órgãos públicos, como a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Organização da Sociedade Civil, movimentos sociais, centrais sindicais, entre outros. “A nossa finalidade é ajudar a gestão pública a oferecer uma saúde de qualidade para a população e abranger o maior número possível de populares”, comentou Gilson.
Na programação de hoje estava apresentações de vídeos e palestras sobre o dia que o SUS visitou o cidadão; financiamento e seguridade; você já ouviu falar bem do SUS; atribuições dos conselheiros de saúde; porque o SUS hoje é assim; conselheiros locais de saúde; os princípios do SUS; carta dos direitos dos usuários da saúde; você sabe o que é o SUS; Conselhos de Saúde: da eleição a posse; e ética e controle social.
Nessa sexta-feira será a vez de apresentação de vídeos sobre história da saúde pública no Brasil e Sistema Único de Saúde; além de palestras com temas sobre participação ou controle social; Lei Orgânica da Saúde; participação da sociedade na efetivação da promoção da saúde. Também haverá roda de conversa e apresentação das propostas apresentadas na roda.
Do Portal A Crítica